O internetês é uma forma de expressão utilizada na rede principalmente entre os adolescentes, sem excluir os demais usuários. Usam com o intuito de agilizar a comunicação.
Atualmente existem opiniões divergentes sobre o uso desta linguagem. Educadores, psicólogos e lingüistas se preocupam com os resultados do uso destes “jargões on-line” em diferentes situações do uso da escrita.
Acreditamos que esta linguagem é especificamente utilizada pelos usuários das salas de bate-papo, msn e até mesmo em e-mails e que sendo assim, ela não tem a intenção de atingir outros espaços onde a escrita é utilizada, por exemplo Instituições de Ensino, visto que, esta linguagem é própria de pessoas que têm acesso ao uso da Internet, representando hoje a minoria. É certo que a “invenção” desta linguagem toda abreviada, surgiu da necessidade de comunicação entre “internautas”, assim como em outros momentos surgiram também outras formas de comunicação, pois a linguagem tem uma característica própria, a de permitir que as pessoas se comuniquem sem o uso da linguagem formal, como as “gírias”, por exemplo. A partir do momento em que há compreensão entre os usuários, essa linguagem e toda forma de comunicação são viáveis.
Cabe aos educadores fazerem uma reflexão crítica com os alunos sobre a linguagem formal e informal e até mesmo sobre o uso da língua, conscientizando-os a usá-la de maneira adequada.
No comments:
Post a Comment